É… isso é bem “antigo”, ou como dizem na hardMOB, “old, close e fuck bunda”. Rodar aplicações do seu pendrive pode ser uma puta mão na roda, e não precisa ser nenhum gênio da computação pra saber fazer isso. Aconselho apenas um pendrive com uma capacidade razoável, eu uso um Kingston de 1 GB igual ao da foto abaixo.Não pretendo fazer nenhum tutorial sobre o assunto, existe muita coisa boa por aí, ou entrar em detalhes; pretendo apenas dar meu feedback sobre o sistema que eu usei: o PortableApps. Como eu já disse, é bastante intuitivo a sua instalação… basta baixar o pacote no site e instalar no seu pendrive, recomendo seguir o padrão e manter tudo instalado na raiz mesmo, depois de instalado ele mesmo cria uma pasta para vc organizar seus documentos.
O PortableApps possui uma série de aplicativos; entre eles um browser Firefox, um gerenciador de emails ThunderBird, o ótimo editor de imagens Gimp, um OpenOffice claro e mais recentemente um Media Player VLC portátil (para uma lista completa visite o site). Hoje mesmo saiu no Velho uma versão do browser Opera para pendrive ;)


Existe um pacotão completo chamado Standard com o arquivo de instalação de 89,5MB e uma versão Lite com 30,4MB. Caso queria remover alguma aplicação, basta depois ir na raiz do pendrive e procurar pelo caminho “K:\PortableApps\NomeDoAplicativo” e deletar. No meu caso, eu tirei o ClamWin (Antivirus) e o Sudoku. É possível também adicionar aplicativos extras, como o Sumatra para abrir PDFs e o AbiWord caso você tenha algum problema com o OpenOffice.

Depois de tudo organizadinho, basta executar o menu “K:\PortableApps\PortableAppsMenu\PortableAppsMenu.exe” que teremos uma espécie de aba com tudo que precisamos. Vale um comentário noob aqui, quando você fecha essa aba ela permanece rodando no sistema, portanto caso queira retirar o pendrive de um exit por completo no portableappmenu, caso contrário o sistema operacional vai reclamar.

Outra besteirinha, abra o autorun.inf que se encontra na raiz e caso queira modificar o comportamento do seu pendrive quando ele é plugado no pc basta editar as linhas, no meu caso resolvi alterar o Label e deixar o meu antigo… quando eu instalei ele por default deixou o nome do meu pendrive como PortableApp.

Agora, rodando os aplicativos… não tem muito mistério basta clicar e usar, aviso apenas que nas máquinas que rodei algumas aplicações apresentaram uma demora grande para abrir, como o caso do OpenOffice e principalmente do media player VLC. Mas mesmo assim, não chega a ser impraticável não, demora apenas para carregar, depois de aberto ele fica normal; as vezes pra fechar ele demora um pouquinho também.

Achei muito útil e já me quebrou vários galhos, com o Firefox do pendrive eu rodo as extensões normais que uso no PC, como o Google Browse Sync e até o Noia Theme. Esse post mesmo está sendo escrito através do firefox do pendrive, ao mesmo tempo que ouço uma musiquinha pelo VLC ;)

O único ponto negativo que eu vejo nisso, é no portableapp do OpenOffice que não te deixa escolher o tipo de instalação, ele coloca direto o pacote inteiro com calc, base, draw, impress, math e writer. Com certeza eu colocaria apenas o writer, calc e impress e economizaria no espaço.

