Ainda tentando criar a disciplina necessária para se manter um blog (e tentando não entregar os pontos para o twitter way of life), volto aqui com aqueles famosos posts-cornos da semana passada.

Como noticiou o MeioBit a DEZ dias atrás, o Skype acabou com o serviço Skype Pro e lançou no lugar planos de assinaturas com pacotes de minutos a preços bastante razoáveis quando comparado com outros serviços VoIPs disponíveis no mercado.

Eu como bom geek já fui conferir se valeria a pena entrar no serviço, antes de se tornar popular e sair no blog do Noblat, e para a minha surpresa não só saia mais em conta do que continuar a comprar créditos no próprio Skype, como penso seriamente em cancelar o NetFone daqui de casa.

Os planos disponíveis até o momento são:

  • Brasil 400 – R$14,95 por mês com 400 minutos em chamadas para telefones fixos em todo o território brasileiro.
  • Mundo 400 – R$24.95 por mês com 400 minutos em chamadas para telefones fixos no Brasil e em 34 outros países.
  • Mundo Ilimitado – R$22,95 por mês com chamadas “ilimitadas” para telefones fixos em 34 países (Brasil não está na lista). Pelo o que a Patricia noticiou, esse plano não é bem ilimitado assim… tem um limite de 10.000 minutos para evitar possíveis fraudes (achou que ia dar uma de Daniel Dantas é?).
Comprando créditos normalmente pelo Skype, usando o PayPal direto eu gastava em média cerca de R$ 50,00 por mês para ter o mesmo valor em créditos, para o Brasil as taxas são de R$ 0,13 cada minuto em ligação para fixo e de R$ 0,59 para móveis (tabela de valores). Se você não usa PayPal pode pagar via boleto bancário, fiz isso no começo mas você paga R$ 8,33 a mais de impostos e demora cerca de 4 dias úteis para entrar na sua conta os créditos, nada legal em situações emergenciais.

Além dos 400 minutos, a assinatura ainda vem com um número de Skype In, que nada mais é do que um telefone real no DDD que você quiser (dentro do território brasileiro claro), um número do Skype ToGo que permite que você faça ligações de qualquer aparelho usando a sua conta no Skype e um VoiceMail. Ambos serviços interessantíssimos, principalmente se você pegar um número no Skype In que seja do mesmo DDD da sua família/namorada/amigos fazendo com que eles ao ligarem para você paguem tarifação local.

As desvantagens ficam no serviço do Skype ToGo, que ainda não está disponível no Brasil e no fato de não ter nenhum plano englobando ligações para móveis, talvez falte algum approach com as prestadores brasileñas? não sei… mas vamos que vamos, a paciência é uma virtude.

Logo que fiz os cálculos, fui correndo fazer a assinatura com medo de não ter mais (até 1 de Junho elas estão com um desconto de 33%), a minha única preocupação era com relação ao método “dark side of the force” utilizado amplamente pelas nossas operadoras tupiniquins chamado fidelidade… e para a minha surpresa, não há fidelidade. Isso mesmo, você pode assinar o serviço por 1 ano e durante cada mês será debitada a quantida referente ao plano, se você quiser cancelar basta entrar em contato com eles e pronto, pelo menos é isso que eles garantem aqui, eu acabei de assinar o serviço e não penso em cancelar nada até o momento (rá).

O pessoal no começo relatou problemas de atraso na validação do serviço, acho que foi no começo pois hoje (domingo) eu fiz o request no site do Skype e segundos depois chegou um email me pedindo a confirmação e que eu escolhesse um número do Skype In. Feito isso fiz os testes e tudo está belezinha!

Tem algum tempo que eu instalei uma versão mobile do Skype no meu SonyEricsson k790i e fiquei testando aqui com um amigo, vou testar agora com essa assinatura pra ver como que fica. Nos meus testes anteriores pareceu muito útil para texto, era rápido e saia barato, cobrava-se “apenas” o tráfego de dados. Mas para ligações mesmo era ruim, pois ele utiliza um número externo alatório do Skype (wtf?) e não a conexão de dados já estabelecida, ou seja, você paga pelo tráfego de dados e pela ligação normal… muito estranho.

Fica aí a dica… our revoir!

